Textos publicados

sábado, 10 de outubro de 2015

DICAS PARA O ENEM E VESTIBULAR!

Atenção com as dicas!
            Eis que os dias fatídicos se aproximam. Depois de estudar o ano inteiro, você, aluno, está prestes a ser avaliado para adentrar o ensino superior de alguma universidade. Mas nada de se sentir pressionado ou com frio na espinha. Este é o momento para quem se preparou, quem se dedicou e até mesmo, por que não dizer, para os sortudos!
Aqui vão algumas dicas interessantes que poderão ajudá-lo nesta hora tão desgastante, física e mentalmente:
·                    Relaxe antes de começar a prova. Se você é do tipo inquieto, tente fazer uma oração, ou uma meditação rápida, enfim, tente entrar em alfa (estado de consciência mais calmo), porque quando o nosso corpo está nessa vibração, a mente trabalha melhor, lembra-se de detalhes, etc.;
·                    Não leve chocolates ou bebidas gaseificadas para ingerir durante as quatro horas diárias de avaliação. O sistema digestivo é o primeiro a sentir os efeitos da pressão mental, do estresse, do cansaço emocional, do nervosismo, entre outros fatores. Você não vai querer ter uma dor de barriga ou uma diarréia no meio dos testes, vai?;
·                    Se você é do tipo que tem sudorese, tremor, dá aquele “branco” antes da prova, desespera quando vê os concorrentes, faça o seguinte: vista uma roupa leve, confortável, e um calçado fácil de tirar. Quando bater o nervosismo, tire os sapatos, ou sandálias, e pise no chão(não esqueça da prece, para acalmar). A energia que emana da terra é revigorante, equilibra a nossa aura, restabelece os fluidos espirituais;
·                    Comece sempre pelas disciplinas que tiver maior intimidade. Dessa forma, você irá aumentar a sua autoconfiança e poderá partir com mais certeza e motivação para as difíceis ou que tenha menor afinidade;
·                    Nunca deixe a redação por último. Leia o tema assim que receber os cadernos para ficar refletindo sobre o mesmo, enquanto começa a responder as outras questões que achar fáceis. Elabore o rascunho em seguida, provavelmente cairá uma dissertação-argumentativa (introdução, desenvolvimento e conclusão), e termine as demais provas. Passe, no final, o texto para a folha definitiva, não sem antes corrigir os seus prováveis erros;
·                    Com as atuais regras para os vestibulares, o chute em uma letra só está descartado. Não cometa esse erro, sua prova será anulada se tiver somente respostas “C”, por exemplo. Lembre-se: a sua redação só será corrigida se você acertar o mínimo de 30% nas provas objetivas. Nada de chutômetro!;
·                    Não estude de véspera. O estudo deve ser diário, contínuo, feito desde sempre. Não se estuda para provas, estuda-se para a vida, para conhecer, para saber, para sonhar. Além de acentuar o seu nervosismo, estudar um dia antes da prova não irá solucionar todas as dúvidas que porventura ocorrerão;
Devemos ter em mente que a universidade é um local que se pretende abrigar gente questionadora, pessoas críticas, que possam debater, discutir, avaliar situações do cotidiano da região, do país e do globo. No ensino superior você corre atrás da sua educação, da sua (in)formação, do seu melhor. Nada de esperar tudo mastigado em fórmulas prontas, como no ensino básico.
Portanto, se você é um leitor compulsivo, um pesquisador nato, um curioso para descobrir as coisas do mundo, um inovador que tem muitas ideias, as faculdades sempre estarão de portas abertas para recebê-lo. Se você é assim, faça suas provas tranquilamente que o resultado será positivo e recompensador. Agora, se você não é empreendedor, é do tipo acomodado, preguiçoso e sem iniciativa, vai ter que esperar um pouco mais. 

http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2011/10/dicas-para-o-enem-e-vestibular.html

FRASES-MODELO PARA O INÍCIO DA CONCLUSÃO



A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a ideia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.
A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo da CONCLUSÃO.
Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois se ainda há informações a serem inclusas, o CONCLUSÃO ainda não terminou.

Maneiras de se fazer o parágrafo da conclusão:

 

Retomada da tese

A conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode-se retomar o que foi apresentado na introdução e/ou na CONCLUSÃO, relembrando a redação como um todo. É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de acordo com os exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no DESENVOLVIMENTO, pode-se concluir que realmente a INTRODUÇÃO é verdadeira.

 

Perspectiva

Pode-se também apresentar possíveis soluções para os problemas expostos na CONCLUSÃO, buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário.), trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que...

 

Oração Coordenada Conclusiva

Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva - logo, portanto, por isso, por conseguinte, então - apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos na CONCLUSÃO.

 

Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a conclusão. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente a CONCLUSÃO, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação.

Só depois disso, use estas frases:

Em virtude dos fatos mencionados ...
Por isso tudo ...
Levando-se em consideração esses aspectos ...
Dessa forma ...
Em vista dos argumentos apresentados ...
Dado o exposto ...
Tendo em vista os aspectos observados ...
Levando-se em conta o que foi observado ...
Em virtude do que foi mencionado ...
Por todos esses aspectos ...
Pela observação dos aspectos analisados ...
Portanto ... / logo ... / então ...

 

Após a frase inicial, pode- se continuar a conclusão com as seguintes frases:

 

... somos levados a acreditar que ...
... é-se levado a acreditar que ...
... entendemos que ...
... entende-se que ...
... concluímos que ...
... conclui-se que ...
... percebemos que ...
... percebe-se que ...
... resta aos homens ...
... é imprescindível que todos se conscientizem de que ...
... só nos resta esperar que ...
... é preciso que ...
... é necessário que ...
... faz-se necessário que ...

Fonte:http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/12/frases-modelo-para-o-inicio-da-conclusao.html